“Cuide de seus pulmões”: 25/9 – Dia Mundial do Pulmão

  Homme D'affaires Aime Faire Une Pause Après Un Bon Travail | Photo Gratuite

A data comemorativa é uma oportunidade para promover a saúde pulmonar em todo o mundo.
 
O tema escolhido pelo Fórum Internacional de Sociedades Respiratórias (FIRS) para 2021 é “Cuide de seus pulmões”, com ênfase nas seguintes estratégias:
 
– Diga não ao tabaco;
– Proteja-se através da vacinação;
– Respire ar puro;
– Faça exercícios físicos regulares.
 
De acordo com a Global Alliance Against Chronic Respiratory Diseases (GARD)/Organização Mundial da Saúde, a maioria das doenças respiratórias crônicas é subdiagnosticada e subtratada e o acesso a medicamentos essenciais em muitos países é precário, sendo necessário um esforço global para melhorar o diagnóstico e os cuidados médicos.
 
Alguns dados globais sobre saúde respiratória divulgados pelo FIRS:
 
– Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): 384 milhões de pessoas sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e 3 milhões morrem por causa dela todos os anos. Esta é a 3ª causa de morte no mundo.
 
– Tuberculose: 10 milhões de pessoas são infectadas por tuberculose anualmente e 1,6 milhão chega ao óbito. A TB é a mais letal das doenças infecciosas.
 
– Câncer de Pulmão: 1,76 milhão de pessoas morrem por ano devido ao câncer de pulmão – o mais mortal das neoplasias.
 
– Asma: 334 milhões sofrem de asma. Trata-se da doença crônica mais comum na infância: afeta 14% das crianças globalmente.
 
– Pneumonia e infecções: 4 milhões de indivíduos morrem por ano de infecções do trato respiratório inferior e pneumonia.
 
A pneumonia é a principal causa de morte em mais jovens e entre os idosos. Cerca de 80% dessas mortes são de crianças com menos de dois anos de idade. A cada minuto, cerca de duas crianças com menos de cinco anos de idade morrem por pneumonia.
 
– Tabagismo: O fumo passivo ocasiona aumento de doenças respiratórias. Desde 1964, cerca de 2,5 bilhões de não fumantes morrem por problemas respiratórios causados por exposição indireta à fumaça do tabaco.
 
– Poluição do ar: 4,2 milhões de pessoas vão a óbito anualmente por exposição à poluição atmosférica externa e 3,8 milhões morrem por exposição à fumaça de fogões à lenha, gás e poeira dentro de casa.
 
91% da população mundial vive em áreas onde a qualidade do ar é inferior ao limite determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Prevenção de doenças respiratórias:
 
– Melhoria da qualidade do ar: as fontes mais comuns de poluição são a fumaça do tabaco, a poluição interna e externa, além de micróbios, partículas tóxicas e alérgenos presentes no ambiente.
 
– Desencorajar os jovens a começar a fumar e encorajar os fumantes a parar são as principais medidas de prevenção da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
 
– Asmáticos que fumam têm declínio mais rápido da função pulmonar em relação aos não fumantes.
 
– Evitar a inalação de fumaça do tabaco durante a gravidez, bem como a exposição infantil ao fumo passivo, pode reduzir a gravidade da asma nas crianças.
 
– Combater a poluição do ar salva vidas e reduz o risco de muitas doenças.
 
– A vacinação é essencial para o controle e eliminação de muitas das doenças respiratórias em crianças.
 
– Controlar a qualidade do ar no ambiente de trabalho previne doenças pulmonares ocupacionais.
 
– O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são a chave para a cura da tuberculose.
 
– O câncer de pulmão é amplamente prevenível por meio de políticas de controle do tabagismo.
 
– As causas ambientais de câncer de pulmão, como a poluição, a exposição ao radônio e ao amianto, podem ser monitoradas e reduzidas.
 
 
Fontes:
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads