Desenvolvido pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC), estudo denominado Análise do perfil de compra dos consumidores de medicamentos mostra que 45% dos consumidores brasileiros trocam os produtos que procuravam por genéricos ou similares de menor preço. A quase totalidade desses clientes buscava economia.
O intuito da pesquisa foi apurar as características de compras de medicamentos dos brasileiros, o tipo de medicamento adquirido, o percentual de consumidores que portavam receituário e o índice de troca de medicamento, bem como os motivos que levaram a essa troca.
De acordo com a análise, dentre os entrevistados que foram às farmácias, 72% adquiriram os medicamentos, contudo, apenas 24% compraram exatamente o que foram comprar, 31% modificaram parte da compra e 45% trocaram os medicamentos por vontade própria ou por indicação dos farmacêuticos. A pesquisa constatou que 97% dos entrevistados que trocaram de medicamentos compraram uma opção de menor preço.
A força que os medicamentos genéricos estão obtendo no mercado também foi observada: 37% dos consumidores adquiriram medicamentos dessa modalidade; 32% compraram os de marcas; e 31% compraram dos ambos os tipos. “Os genéricos já venceram uma desconfiança inicial e natural que enfrentaram no mercado e, hoje, já fazem parte das opções de escolhas dos consumidores. Eles possuem um grande potencial competitivo por causa da economia que proporcionam e, como visto, os preços são fundamentais na escolha”, afirma o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.
Ao todo, a pesquisa foi realizada com 4 mil consumidores de todo o Brasil, no momento em que saíam das farmácias nas quais efetuaram a compra.
fonte:Interfarma: https://www.interfarma.org.br/noticias/1273