Segundo pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 45% dos brasileiros com 18 anos ou mais sofrem de doenças crônicas não transmissíveis. As principais são: hipertensão, diabetes, artrite e reumatismo, problemas na coluna, depressão e a asma. Os dados fazem parte da 1ª Pesquisa Nacional de Saúde, que avaliou 60 mil pessoas no Brasil e ajudou a traçar o perfil das doenças e pacientes. O estudo contou com a participação de outras universidades e institutos no país.
De acordo com os pesquisadores, as pessoas com menor nível de escolaridade e sem plano de saúde particular são as que mais sofrem. Ter doença crônica faz com que os pacientes tenham limitações para o dia a dia no convívio pessoal e no trabalho.A pesquisadora Marilisa Berti Santos explica que existe uma relação de escolaridade com doenças. “A tendência é que as pessoas de melhor nível sócio econômico, e de melhor escolaridade, tenham mais condição e informação para desenvolver hábitos mais saudáveis. Os mais vulneráveis têm mais dificuldades dessa adoção de comportamento”, explica ela.Há, também, discrepância nos dados entre homens e mulheres: enquanto as mulheres representam 59,05% do total de pacientes com doenças crônicas, os homens são 40,95%. Segundo Marilisa, as mulheres são maioria, pois procuram mais serviços de saúde e acabam tendo mais diagnósticos do que os homens.
fonte: G1: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/45-dos-brasileiros-adultos-tem-ao-menos-uma-doenca-cronica-diz-pesquisa-da-unicamp.ghtml