Exame de DNA: para que serve e como é feito

teste, feito, alterações, doenças, pessoa, objetivo, paternidade, algumas, utilizado, probabilidade, possíveis, genético, desenvolvimento, material, testes, identificando, analisar, verificando, disso

O teste de DNA é feito com o objetivo de analisar o material genético da pessoa, identificando possíveis alterações no DNA e verificando a probabilidade do desenvolvimento de algumas doenças. Além disso, o teste de DNA utilizado nos testes de paternidade, podendo ser feito com qualquer material biológico, como saliva, fios de cabelo ou saliva.
 
O preço do exame varia de acordo com o laboratório em que é realizado, objetivo e marcadores genéticos avaliados e o resultado pode ser liberado em 24 horas, quando o objetivo é avaliar o genoma total da pessoa, ou algumas semanas quando o teste é feito para verificar o grau de parentesco.
 
Para que serve
 
O exame de DNA pode identificar possíveis alterações no DNA da pessoa, podendo indicar a probabilidade do desenvolvimento de doenças e a chance de ser transmitida para as futuras gerações, além de ser útil para saber suas origens e seus ancestrais. Assim, algumas doenças que o teste de DNA pode identificar são:
 
- Vários tipos de câncer;
- Doenças cardíacas;
- Alzheimer;
- Diabetes tipo 1 e tipo 2;
- Síndrome das pernas inquietas;
- Intolerância à lactose;
- Mal de Parkinson;
- Lúpus.
 
Além de ser utilizado na investigação de doenças, o exame de DNA também pode ser utilizado no aconselhamento genético, que é um processo de quem como objetivo identificar alterações no DNA que possam ser transmitidas para a futura geração e a probabilidade dessas alterações resultarem em doença. Entenda o que é e como é feito o aconselhamento genético.
 
Exame de DNA para teste de paternidade

O exame de DNA também pode ser realizado para verificar o grau de parentesco entre pai e filho. Para realizar esse teste, é preciso que seja coletada uma amostra biológica da mãe, do filho e do suposto pai, que é enviada para o laboratório para que seja feita a análise.
 
Apesar do exame ser mais frequentemente realizado após o nascimento, também pode ser feito ainda durante a gestação. Veja como é feito o teste de paternidade.
 
Como é feito

O teste de DNA pode ser feito a partir de qualquer amostra biológica, como sangue, fios de cabelo, esperma ou saliva, por exemplo. No caso do teste de DNA realizado com sangue, é necessária que a coleta seja realizada em um laboratório de confiança e a amostra seja enviada para a análise.
 
No entanto, existem alguns kits para coleta domiciliar que podem ser adquiridos pela internet ou em alguns laboratórios. Nesse caso, a pessoa deve esfregar o cotonete contido no kit na parte interna das bochechas ou cuspindo dentro de um recipiente próprio e enviar ou levar a amostra para o laboratório.
 
No laboratório, são realizadas análises moleculares para que possa ser analisada toda a estrutura do DNA humano e, assim, verificar possíveis alterações ou compatibilidade entre as amostras, no caso da paternidade, por exemplo.

Fonte: Tua Saúde
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads