Microsoft desenvolve tecnologia para descobrir doenças em estágio inicial
Com um simples exame de sangue, o Mapa de Antídoto TCR será capaz de analisar o histórico do sistema imunológico do indivíduo e diagnosticar doenças
Além de travar batalhas incessantes contra agentes estranhos para garantir a integridade do organismo humano, o sistema imunológico também anota todas as suas lutas, derrotas e conquistas, em uma espécie de “histórico” biológico.
Ter acesso a esse grande compilado de dados sobre a saúde de um indivíduo seria um grande passo para a medicina, pois isso agilizaria a descoberta, o diagnóstico e tratamento de doenças em tempo recorde. Os primeiros esforços para esse salto científico já estão sendo realizados através de uma parceria entre a Microsoft e a empresa de biotecnologia Adaptive Biotechnologies, de Seattle (EUA).
As duas empresas se uniram para criar o Mapa de Antígenos TCR, uma tecnologia que será capaz de identificar as doenças que afetam o organismo humano através de um simples exame de sangue.
Como funciona?
O organismo humano é composto por células T e células B, estruturas que registram em si as respostas do sistema imunológico à presença de doenças. Cada célula T possui uma proteína de superfície correspondente chamada de receptor de célula T, que é capaz de reconhecer o agentes nocivos (ou seja, os antígenos) que estão atuando no corpo.
Por meio da técnica de imunosequenciamento e de aprendizado de máquina, o Mapa de Antígenos TCR será capaz de analisar e decodificar as amostras de sangue e mapear o receptor de célula T, assim como os antígenos que estão associados a eles. O trabalho das equipes ainda está em estágio inicial.
Essa descoberta, ainda sem data de previsão para lançamento, irá permitir que doenças sejam identificadas, diagnosticadas e tratadas muito antes de atingirem graus mais elevados.
(Fonte: Revista Galileu)
(Fonte: Revista Galileu)