Meditação, fé e pensamentos positivos para melhorar a saúde

*Por Silvia Siqueira.

muita, Silvia, saúde, Siqueira, evidência, nPouco, científica, Porém, porque, podemos, céticos, crenças, papel, doenças, profissionais, geral, discute, sobre


Pouco se discute sobre o papel das crenças e da fé nas doenças, e os profissionais da saúde em geral são céticos até porque não há muita evidência científica para isso. Porém, não podemos negar os casos que conhecemos de pessoas bastante positivas, com muita fé, que enfrentam bem condições de saúde, e aquelas mais deprimidas que acabam sucumbindo de forma rápida frente a uma doença. Há uma diferença entre elas: pode ser chamado de poder do pensamento, de fé, de Deus, otimismo. Pode ser explicado como a energia eletromagnética que pode modificar o curso biológico e melhorar as respostas imunológicas e o humor, e trazer até sorte. Pode ser chamado de Segredo, de Poder do Subconsciente, Deus; o que mais importa é que isso existe e pode ser comprovado.

A física quântica tem reconhecido que a matéria é energia eletromagnética, e que esta energia pode mudar o mundo material, inclusive a biologia. E os pensamentos criam campos eletromagnéticos, afinal os neurônios geram descargas elétricas através de sua bioquímica que mudam a voltagem de membranas, gerando campos magnéticos. Além disso, quando há equilíbrio dessas descargas elétricas que pode ser gerado por oração, fé, otimismo e / ou meditação, determinados eixos biológicos que aumentam a imunidade e diminuem o estresse são ativados, diminuindo o sofrimento e a dor, e melhorando a vida. E este campo magnético pode influenciar todo o entorno uma vez que não há espaço vazio pois este está preenchido pela energia, o que não há é a matéria.

Talvez ainda falte a nós considerar essas ferramentas nos tratamentos e na melhora da vida de uma forma que meditação, fé, oração e pensamentos positivos façam parte da terapia no dia a dia. Pesquisas têm mostrado bons resultados. Vale a pena investir também nisso.

*Silvia Siqueira é Professora Associada da Universidade de São Paulo. Tem especialização em dor, MBA (Gestão Empresarial), e livre docência pela Faculdade de Medicina (USP). Professora, cientista e escritora, com pós-graduação em filosofia existencial e formação psicanalítica. Autora do blog Vida Plena.

Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads