Pesquisa mostra que gastos com medicamentos aumentaram nos últimos anos

Despesas por parte do Governo Federal praticamente triplicaram

medicamentos, Governo, Federal, entre, Brasil, feitos, parte, cresceram, perfil, mudaram, praticamente, gastos, avaliações, nApós, pesquisadores, Despesas, concluíram, Suécia, triplicaram

Após avaliações, pesquisadores do Brasil e da Suécia concluíram que os gastos com medicamentos feitos pelo Governo Federal entre 2006 e 2013 cresceram e mudaram de perfil. Até 2009, o tratamento de doenças infecciosas recebeu a maior parcela de recursos. A partir de 2010, essa quantia foi destinada à compra de agentes antineoplásicos, medicamentos contra o câncer e imunossupressores. De acordo com os resultados, isso não indica que as doenças se tornaram mais frequentes entre os brasileiros, e sim que este tipo medicamento passou a ser oferecido à população, pesando na conta do Sistema Único de Saúde (SUS).

“No Brasil, as doenças que mais atingem a população continuam sendo a hipertensão e o infarto, além do diabetes, mas os medicamentos para tratar essas enfermidades ficaram mais baratos com o tempo. Ao mesmo tempo, o SUS passou a incorporar e disponibilizar na rede pública medicamentos direcionados para doenças menos prevalentes”, declara Tatiana Chama Borges Luz, principal autora do estudo e pesquisadora do Grupo de Estudos Transdisciplinares de Educação em Saúde e Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Minas Gerais.

Em 2006, a despesa do Governo Federal com medicamentos para o SUS foi de R$ 2,63 milhões. Já em 2013, o número passou para R$ 7,15 bilhões, gerando um aumento de 271%. “A despesa cresceu sem que tenha havido um aumento da cobertura correspondente. Essa tendência de crescimento nas despesas farmacêuticas é observada em todo o mundo, mas em níveis diferentes”, declara Tatiana.        
                
(Fonte: Pesquisa FAPESP)
Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads