Dependência química influencia quadro clínico de transtornos mentais, segundo estudo

Com análise de pacientes internados no Hospital de Clínicas da Unicamp, pesquisa aponta comorbidade como um dos prejuízos

pacientes, pesquisa, internados, Unicamp, transtornos, análise, prejuízos, comorbidade, Hospital, mentais, Clínicas, portadores, ilícitas, aponta, drogas, tanto, lícitas, quanto

O uso de drogas, tanto lícitas, quanto ilícitas, por portadores de transtornos mentais foi o tema do estudo realizado pela psiquiatra Marjourie Dragori de Arruda Biscaro e orientado por Renata Cruz Soares de Azevedo, chefe do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. A pesquisa constatou que o uso gera prejuízos a estes pacientes, podendo causar comorbidades.

O estudo envolveu análise de 110 jovens e adultos internados na Enfermaria de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Unicamp, entre agosto de 2013 e outubro de 2014. Destes, 19,2% eram tabagistas e 31% apresentavam transtorno mental associado à dependência atual de alguma droga, excluindo o tabaco. Estas pessoas se caracterizaram por compor o sexo masculino e serem jovens, com baixa escolaridade, solteiros, desempregados e de baixa adesão ao tratamento.

Ainda sobre os pacientes internados, foi revelado que 61,7% eram dependentes químicos da maconha, 29,4% do álcool, 14,7% cocaína inalada, 8,8% do crack, 7% dos benzodiazepínicos, 5,8% do mesclado e 8,8% do anabolizante e da cafeína.

É importante lembrar que cerca de 50% dos indivíduos que sofrem de transtornos mentais desenvolvem outra patologia ao mesmo tempo. Entre os pacientes comórbidos, a pesquisa apontou que as mais prevalentes foram esquizofrenia, com 32,3% de incidência, transtorno afetivo bipolar (29,4%), depressão (17,6%), transtorno de personalidade (14,7%) e transtorno esquizofreniforme (8,8%). “A realização do diagnóstico da comorbidade possibilita o planejamento adequado do tratamento”, diz Marjourie.

A pesquisa ainda apontou que, em alguns casos, a droga foi utilizada por pacientes com transtornos na tentativa de minimizá-los, tendo, porém, prejudicado o quadro clínico.

(Fonte: Boletim da FCM)

Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads