250 mil adolescentes contraem AIDS anualmente

A taxa de transmissão do HIV de mãe para filho durante a gravidez, sem qualquer tratamento, pode ser de 20%. Mas em situações em que a grávida segue todas as recomendações médicas, a possibilidade de infecção do bebê reduz para níveis menores que 1%.

As recomendações médicas são: o uso de remédios antirretrovirais combinados na grávida e no recém-nascido, o parto cesáreo e a não amamentação.

Só no ano passado, 41 mil jovens de idades entre 10 e 19 anos morreram em decorrência da doença

Até 2030, a contaminação pelo vírus HIV entre jovens e adolescentes crescerá 60%. Essa projeção, anunciada no último dia 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a AIDS –, foi feita pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef). Segundo o órgão, um adolescente, normalmente do sexo feminino, contrai o vírus a cada dois minutos.
Os números atuais são, de fato, alarmantes: atualmente, entre os adolescentes, há, em média, 250 mil novos casos de HIV por ano. O cenário previsto para 2030 – em que o número chegaria a 400 mil –, no entanto, ainda pode ser revertido. Para isso, conforme o avaliado pelo Unicef, novas medidas de prevenção já devem começar a ser adotadas.
A AIDS é uma das principais causas de morte de adolescentes: em 2015, 41 mil jovens na faixa etária entre 10 e 19 anos morreram decorrência da doença. De acordo com o diretor-geral do Unicef, Anthony Lake, houve grandes avanços no combate à AIDS, mas, sobretudo entre crianças e adolescentes, a questão está longe de ser resolvida.
Ainda segundo a entidade, as crianças entre 0 e 4 anos estão no maior grupo de risco de morte. Isso acontece porque a identificação e o tratamento dos casos é, em geral, tardia.

Fonte: Jornal do Brasil: http://www.jb.com.br/…/hiv-contamina-1-jovem-a-cada-2-minu…/

Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads