Cerca de 2 mil jovens são infectados por HIV a cada dia, alerta levantamento da ONU

Em processo de elaboração participativa, ‘Declaração Política’ da ONU está recebendo contribuições de todos os Estados-membros. No Brasil, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) realizou nesta semana uma reunião com representantes da sociedade civil, da academia, dos governos estaduais e federal para discutir o documento.
Por dia, cerca de 2 mil jovens são infectados por HIV. Estimativas indicam que indivíduos de 15 a 24 anos somam mais de um terço de todas as novas infecções pelo vírus entre os adultos. Nessa mesma faixa etária, apenas 36% dos rapazes e 28% das jovens possuem informações precisas e claras sobre o HIV.
Embora vulneráveis, em muitas nações, a população mais nova não é contemplada por políticas de combate ao vírus que incluem educação sexual e serviços de saúde reprodutiva.
A situação se agrava em países de média e baixa renda, onde 22 milhões de pessoas vivendo com HIV – e que deveriam receber terapia antirretroviral segundo padrões da Organização Mundial da Saúde – continuam sem acesso ao tratamento adequado.
Os números são do primeiro rascunho da Declaração Política sobre a epidemia de AIDS. Apresentado na semana passada (18), o documento vai ser revisado e aprimorado através de consultas junto à sociedade civil e ao setor privado que começam nesta semana. Um desses encontros acontece na terça-feira (26) e poderá ser acompanhado ao vivo na TV da ONU.
Indivíduos em situações de vulnerabilidade continuam enfrentando riscos ainda muito altos se comparados ao restante da população. Pessoas que utilizam drogas injetáveis têm chances 24 vezes maiores de contrair HIV. Esse é o mesmo risco registrado entre homens que fazem sexo com homens. Quando consideradas as pessoas trans, esse valor sobe para 49.
De acordo com o documento, a comunidade internacional tem um “estreita janela de oportunidade” para conseguir implementar a Aceleração da Resposta à epidemia de HIV/AIDS – concebida pelo UNAIDS – até 2020.

Fonte: https://nacoesunidas.org

Ao acessar este site, podem ser coletados alguns dados pertinentes ao seu dispositivo, bem como cookies, a fim de que possamos operacionalizar os nossos sistemas e fornecer conteúdos personalizados para você. Para maiores informações, acesse a nossa Política de Privacidade.
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads